41 encontro Helena Antipoff


PALESTRANTES CONVIDADOS


Regina Helena de Freitas Campos

Psicóloga e Mestre em Educação (UFMG), PhD em Educação, Stanford University (EUA). Realizou estágios como pesquisadora visitante na Universidade de Genebra (Archives Jean Piaget e Archives de l’Institut Jean-Jacques Rousseau) e no Centre Alexandre Koyré, École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris. Professora titular de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Coordena Acordo de Cooperação Acadêmica e Científica entre o Centro Helena Antipoff, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Fundação Helena Antipoff visando a orientação técnica da organização do acervo e do Museu Helena Antipoff, localizado em Ibirité, Minas Gerais e na Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG. Agraciada em 2020 com o Prêmio Career Achievement Award da Society for the History of Psychology, vinculada à American Psychological Association, EUA.


Marilene Oliveira Almeida

Licenciada em Pedagogia e Artes Plásticas/Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Mestre e Doutora em Educação/Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, estágio doutoral na Université de Genève, Professora do Curso Artes Plásticas Licenciatura Escola Guignard/UEMG e do Programa de Pós-Graduação em Artes -PPG Artes/UEMG. Pesquisadora no Museu Helena Antipoff/Fundação Helena Antipoff – FHA, Coordenadora Regional do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff – CDPHA/FHA, Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência – LEDoc.


Érika Lourenço (UFMG)

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Educação e Inclusão Social (UFMG). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.  Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia do Departamento de Psicologia da UFMG.  Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq História da Psicologia e Contexto Sociocultural, do GT em História da Psicologia da ANPEPP, da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia. Coordenadora Regional da seção UFMG do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA). Editora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia.


Carolina Lobo Silva

Graduada em Letras – Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Minhas Gerais;

Pós-Graduada em Neurociência aplicada à Educação pela UNA e especialista em Projetos e Inovação na Educação pela Universidade Federal De São João Del Rei.

Coidealizadora do Programa de Intercâmbio do estado para Educação Básica: Passaporte Mineiro do Conhecimento; docente e atual Gerente de Projetos e Resultados da Fundação Helena Antipoff – FHA.


Giuseppina (Pina) Marsico

Professora Associada de Desenvolvimento e Psicologia Educacional na Universidade de Salerno (Itália), Investigadora Afiliada no Centro de Psicologia Cultural, Aalborg University (Dinamarca), Professora Visitante no Programa de Doutorado em Psicologia, Universidade Federal da Bahia, (Brasil) e Professora Associada Honorária da Escola de Psicologia da Universidade de Sideny (Austrália). Pesquisadora experiente de 18 anos, com uma rede de pesquisa internacional comprovada. Editora-chefe da série de livros Cultural Psychology of Education (Springer), Latin American Voices – Integrative Psychology and Humanities (Springer), co-editora da SpringerBriefs Psychology and Cultural Developmental Sciences (junto com Jaan Valsiner) e Annals of Psicologia Cultural: Explorando as Fronteiras da Mente e da Sociedade (InfoAge Publishing, NC, EUA, juntamente com Carlos Conejo e Jaan Valsiner). Ela também é co-editora de Human Arenas. An Interdisciplinary Journal of Psychology, Culture and Meaning (Springer), Editora Associada do Cultural & Psychology Journal (Sage), Social Psychology of Education (Springer) e membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas internacionais (ieIPBS- Integrative Psychological & Behavioral Science, Springer).


Flávia Moreira Gomes

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras, Licenciada no mesmo curso pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduanda em Estratégias para Conservação da Natureza, pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Experiência em projetos que atuam na Biologia da Conservação, com ênfase em Botânica Aplicada a preservação e recuperação de áreas degradadas. Professora de ciências e biologia. Membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Botânica Aplicada (LaBoA) UEMG Ibirité e Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Biologia e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Aplicadas a Educação – BIOTEC.


Filha de:

-Alaíde Lisboa de Oliveira – ex aluna de Helena Antipof, na Escola de Aperfeiçoamento

-José Lourenço de Oliveira – professor de português de D. Helena

Seus pais foram afilhados de casamento de D. Helena.Pedagoga pela UFMG

Professora aposentada pela FaE UFMG, Secretária Adjunta da Educação de Minas Gerais – 1983/1986

Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte -1989/1992


Marc J. Ratcliff

Nascido em 1963 em Genebra, estudou psicologia na Universidade de Genebra e história da ciência na University College London. Ele é doutor em psicologia com uma tese experimental sobre o desenvolvimento da temporalidade em crianças de 2 a 5 anos (Genebra 1995) e doutor em história da ciência com uma tese sobre o desenvolvimento da microscopia no século 18 (Londres, UCL 2001). Foi assistente de psicologia genética (FPSE 1986-1992), depois pesquisador da história da ciência graças a duas bolsas do FNS (1993-1997). De 1997 a 2000, com uma bolsa de pós-doutorado da Swiss National Science Foundation, ele pôde fazer três estadias de um ano, no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte (Berlim 1997-1998), no Wellcome Institute for the History of Medicine (Londres, 1998-1999) e no Instituto Jeantet para a História da Medicina (Genebra 1999-2000). Depois de ser professor assistente na concessão do SNSF no Instituto de História da Medicina, ele ensinou psicologia do desenvolvimento na FPSE (2002-2005). Desde 2005, ensina a história da psicologia e epistemologia na FPSE e, desde 2008, é colaborador científico dos Arquivos Piaget. Ele é presidente da Associação de História da História de Genebra e presidente da Fundação Jean Piaget para pesquisa psicológica e epistemológica.


André Elias Morelli Ribeiro

(UFF e UFRJ), Graduação em Psicologia na Universidade Estadual Paulista campus de Assis (2007). Tem mestrado (2009) e doutorado (2018) em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente é docente na Universidade Federal Fluminense (UFF – polo Rio das Ostras), colaborador no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Nas atividades de docência, atua principalmente em disciplinas sobre teorias e processos básicos da psicologia e história da psicologia para diferentes públicos. Áreas de pesquisa: Epistemologia da Psicologia, História da Psicologia e Psicologia da Educação.


Maria Helena Oliveira Prates

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Supervisora Pedagógica no Centro Pedagógico, UFMG. Autora da dissertação “A introdução oficial do movimento da Escola Nova na educação pública de Minas Gerais: a Escola de Aperfeiçoamento”, baseada em entrevistas com professoras e alunas que atuaram na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte entre 1929 e 1946, com orientação do Prof. Carlos Roberto Jamil Cury, defendida na FAE/UFMG. O estudo de Maria Helena é a principal referência sobre a Escola de Aperfeiçoamento, de grande relevância na história da educação em Minas Gerais e experiência pioneira no Brasil na associação ensino/pesquisa na formação de educadoras.


Clarice Moukachar Batista Loureiro

Doutora pela Universidade de Genebra/Suíça em Ciências da Educação. Pesquisadora, Psicóloga Escolar e Educacional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social – Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Psicologia também pela UFMG (2006). Tem experiência em pesquisa acadêmica na área de Educação e Inovação, Educação Executiva, História da Psicologia, História da Educação, Psicologia e Saúde Mental. Tem experiência profissional na área de Psicologia, Políticas Públicas e Mediação de Conflitos.


Natalia Masolikova (Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad)

Natalia Masolikova is a Leading Research Fellow in the Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad (Moscow, Russia). She is a psychologist by education. An author of many research papers and dictionaries of the Russian scholars in exile, mostly dealing with the Russian refugee psychologists and female scholars. For many years she has been studying the Russian years of Helena Antipoff. Research interests include social history of the science and scholarship, migrant and memory studies.


Riviane Borghesi Bravo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM – (2004 – 2008), formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (2007 – 2008), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – (2009 – 2011) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG (2015 – 2019). É docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, supervisora de estágios de clínica infantojuvenil, membro do comitê de ética local e representante do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Atua nas disciplinas de Projetos de Pesquisa, Psicologia Experimental, Psicopatologia, Análise do Comportamento e Neurociências. É psicóloga clínica em atendimento a adolescentes e jovens adultos. Tem interesse nos seguintes temas de estudo: psicologia experimental, análise do comportamento, clínica analítico comportamental, métodos de pesquisa e observação em psicologia, desenvolvimento infantojuvenil, educação e neurociências.


Marina Sorokina (Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad, Museum Russia Abroad)

Leading Research Fellow in the Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad (Moscow, Russia), Head of the Dpt for the History of the Russian Diaspora of this institution. She received her PhD in historical archives and focuses on the personal, human and professional dimensions of the Russian émigré community in the context of global migrations of the XXth century. Author of many research papers and dictionaries of the Russian scholars in exile, including the biography of Helena Antipoff/ Research interests include social history of the science and scholarship, migrant and memory studies.


María del Rosario Tatiana Fernández Méndez

Doutora em Arte pela Universidade de Brasília. Mestrado em NuevasTecnologías Aplicadas a la Educacaión pelo Instituto Universitario de Postgrado, IUP, Espanha. Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília, UnB. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Grupo ARTEDUCA na Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Adjunta do IdA- VIS na Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Arte/Educação. Artista ativa desde 1992 com mais de 50 exposições coletivas e 10 individuais.


Andrea Hofstaetter

Possui Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo – FEEVALE (1994). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, atuando principalmente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Participa do grupo de pesquisa GEARTE – Grupo de Pesquisa em Educação e Arte – FACED/UFRGS. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de produção, experimentação e avaliação de materiais didáticos e objetos de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais. Realizou estágio pós-doutoral na área de Ensino de Artes Visuais, no Departamento de Ensino e Currículo / FACED / UFRGS.


Ulisses Araújo (USP/Leste)

Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), é membro e ex-diretor do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). É Presidente da associação internacional PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Foi professor-visitante na Harvard Graduate School of Education (2020), na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010. Desde 2012 é membro do Editorial Board do Journal of Moral Education, e desde 2013 é membro do Executive Board da Association for Moral Education. Nos últimos anos ministrou conferências em mais de 10 universidades estrangeiras, nos EUA, Europa, Asia e América Latina. No Brasil, coordena a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas publicada pela Editora Summus. De 2003 a 2010 foi consultor do Ministério da Educação para o “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, de 2008 a 2014 coordenou os cursos de especialização sobre ética e cidadania no âmbito da parceria USP/UNIVESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo; e de 2014 a 2017 foi coordenador pedagógico da UNIVESP. É Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Doutorou-se em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), e concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1988).


Rachel de Sousa Vianna

Professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Minha trajetória acadêmica inclui pós-doutorado em educação pela UFMG; doutorado em educação pela USP, com bolsa sanduíche na Universidade de Roehampton, em Londres; mestrado em arte-educação pela Universidade do Texas em Austin; bacharelado em arquitetura e urbanismo pela UFMG e licenciatura em artes plásticas pela Escola Guignard. Sou líder do Grupo de Pesquisa Mediação em Arte e Cultura: Teorias e Métodos, vinculado à UEMG. Desde 2000, desenvolvo estudos e projetos nas áreas de mediação cultural, educação museal e patrimonial e Educação do Ambiente Construído – BEE. Interesso-me por metodologias ativas de ensino-aprendizagem capazes de integrar a educação estética e ética para atingir um duplo objetivo: ampliar o alcance e a qualidade da experiência estética visual e promover o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente as artes visuais, o espaço construído e os desafios do mundo contemporâneo.


Christiane Campos de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2003). Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019), na linha Educação em Museus e Centros de Ciências. Atualmente é professora de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité, lecionando as disciplinas Didática I e Didática II. É colíder do Laboratório de Estudos sobre a Docência – LEDoc, coordenando a linha de pesquisa “Profissão docente: experiências e práticas nas instituições escolares”. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, políticas públicas, formação docente, profissão docente, identidade dos pedagogos, pedagogia.


Lilian Sipoli Carneiro Cañete

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité e em cursos de pós graduação lato sensu. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, criança, infância e educação infantil. Membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência – LEDoc e História da Psicologia e em História da Psicologia e Contexto Sociocultural.


Raquel Martins de Assis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. É membro do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Pesquisadora e coordenadora regional (área UFMG) do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA/UFMG). Pertence ao Grupo de pesquisa Tempo, memória e pertencimento do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Integra a Rede de Promoção da Interculturalidade na Internacionalização da Educação – REPIE, em parceria com Universidades do Brasil e da Argentina. Desenvolve estudos e pesquisas em Psicanálise e Educação e História da Psicologia da Educação.


Tiago Everaldo da Silva

Mestre em Filosofia da Religião e Metafísica pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2020).  Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais – PUC/Minas (2006). Professor de Educação Básica (PEB) na Rede Estadual de Educação desde 2005. Efetivo pela Fundação Helena Antipoff desde 2008.


Pedro Veneroso

Doutor em Artes com bolsa CAPES/PROEX na Escola de Belas Artes da UFMG (2023), mestre com distinção em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG (2016) e bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG (2011). Foi professor substituto do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola de Belas Artes da UFMG entre 2017 e 2019. Pesquisa as interseções entre arte, ciência e tecnologia com foco nos potenciais relacionais, rizomáticos e complexos das artes, da filosofia e da ciência. Seu trabalho artístico é diretamente derivado de suas pesquisas, frequentemente baseadas em explorações transdisciplinares que conectam investigações científicas e filosóficas com práticas poéticas. Tais pesquisas examinam as interações entre os seres humanos, as cidades, os códigos e a natureza. Foi fundador, coordenador e curador do laboratório de arte e tecnologia Marginalia+lab, ativo entre 2009 e 2012 em Belo Horizonte. Durante o período em que foi ativo, o laboratório promoveu inúmeros eventos nacionais e internacionais, entre os quais .10 BH, em parceria com o Medialab-Prado Madrid. O projeto foi patrocinado, nos seus quatro ciclos, pela VIVO através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É sócio-fundador do Sumbioun, empresa voltada a fornecer soluções e tecnologias para as áreas de arte e cultura


Silvania Sousa do Nascimento

Graduada em Física pela UFMG (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (2008-2009). Participou como professora visitante em diferentes momentos em universidades européias (École Normale Superieur de Lettres et Sciences Humaines de Lyon, Université de Lyon) e na Universidade de Padova. É Professora Titular, aposentada e voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG (2005-2007), de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013), e de Diretora de Divulgação Científica da Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais de 2010 até 2018. Tem como áreas de interesse a Educação em espaços escolares e não escolares, com pesquisas principalmente nos temas de comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores de ciências, museus de ciências e educação patrimonial.


Miriam Aparecida de Brito Nonato

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, especialista em Educação Inclusiva e em Metodologia do Ensino de História pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais – IPEMIG. Atualmente é Coordenadora do Museu Helena Antipoff, Fundação Helena Antipoff – FHA e membro da Diretoria do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff – CDPHA e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico do Município de Ibirité.


Wanderson de Sousa Cleres

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica MG PUC-MG, graduado em HISTÓRIA, Pós-Graduado em História Moderna e Contemporânea pela (PUCMG), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica MG. Graduado em Pedagogia Pós-graduado em Supervisão Escolar. Foi diretor de educação Básica da Fundação Helena Antipoff desde 2015, Diretor a Escola Sandoval Soares de Azevedo, experiência na área de gestão da Educação, com ênfase em Política Educacional. Professor efetivo de carreira do Estado de Minas Gerais.


Maria de Fátima Pio Cassemiro

Graduação em Psicologia, (1980), Mestrado em Psicologia social “Representações das instituições especializadas sobre a profissionalização dos portadores de deficiência mental” (FAFICH/UFMG) (1996), Tese em Educação “FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: A experiência de Helena Antipoff e seus colaboradores na Fazenda do Rosário na década de 1960” (FAE/UFMG) (2018). Especialização em Psicomotricdade Relacional. Tenho experiência em educação, pesquisa, psicologia clínica. Docência em psicologia da aprendizagem, psicologia e atendimento a necessidades especiais, psicopatologia infanto juvenil, psicopedagogia e em psicomotricidade. Experiência clínica nas seguintes áreas: socialização de pessoa com deficiência mental; atendimento clínico e diagnóstico de pessoas com baixo rendimento escolar bem como atendimento clínico em psicomotricidade relacional. Domina os seguintes temas: prevenção primária, aprendizagem, deficiência mental; profissionalização da pessoa com deficiência, universo sócio-político; psicologia educacional, estágio supervisionado e inclusão das pessoas com deficiência.


Conceição Clarete Xavier

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade da Fundação Mineira de Educação, graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Concluiu pós doutorados na área de estudos de Educação, Complexidade e transdisciplinaridade em Cuba na Universidade de Holguim e em Educação e Espiritualidade na UFPE. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, nos cursos de graduação, pós graduação e no Programa de Mestrado Profissional PROMESTRE/UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos e pesquisas do Pensamento Complexo NEPPCOM /UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, transdisciplinaridade, Psicologia da Educação, Educação e Espiritualidade e Educação Popular.


Julia Pinheiro Andrade

Consultora Educacional e Fundadora da Ativa Educação, atuando em Redes Públicas e Privadas. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, certificada pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em Teaching and learning in a maker-centered classroom (2018) e em Visible Thinking (2020). Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas, nas seguintes áreas: fundamentos da educação; teorias de ensino-aprendizagem; avaliação formativa; currículo formação de professores e metodologias ativas de ensino. Sua publicação mais recente é o livro Aprendizagens Visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula (Panda Books, 2021).


Sandra Freitas de Souza

Psicóloga e Pedagoga, pós-graduada lato sensu em Educação Especial, Alfabetização e Educação Pré-Escolar.  Mestre e Doutora em Educação, com estudos voltados para as áreas da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Trabalhou em Escolas Especiais e com Formação de Professores, tanto para a SEE-MG quanto para instituições particulares. Professora em cursos de graduação e pós-graduação na área da Educação. Escritora e palestrante.


Renata Leitão

Mestranda em educação (UFMG), especialista em Educação Criativa (PUC MINAS), pedagoga (FACON) e artista plástica (UEMG). É coordenadora geral da ONG Nova Atmosphera, Atua desde 2014 com foco em desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sobretudo dentro da temática maker e da metodologia de projetos de aprendizagem. Compôs entre 2016 a 2020 o coletivo de arte educação Remaker que realizou oficinas e exposições em diversas localidades entre elas BH, SP e Barcelona. Participou e colaborou com a metodologia educacional maker do grupo Bernoulli e da metodologia de ensino de robótica do Instituto Campus Party, ambas aplicadas em território nacional. É associada ao Instituto Fab Lab Brasil, que tem como missão em 2023 e 2024 o projeto mundial de educação do futuro.


Lílian Perdigão Caixêta Reis

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutorado pela UFBA, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Educação, no qual atua na área de Psicologia. Como psicóloga atuou no atendimento a famílias, adolescentes e jovens, em consultório particular e projetos sociais. Na pesquisa dedica-se aos seguintes temas: família, cultura, adolescência e juventude, relações intergeracionais, trajetórias desenvolvimentais, projeto de vida. É membro como pesquisadora dos seguintes grupos: Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade (UFV); Educação, Desenvolvimento Humano e Bem-Estar (UFV).


Patrícia Brandalise Scherer Bassani

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Professora titular da Universidade Feevale, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, e aos cursos de Sistemas de Informação, Pedagogia e Letras. Como pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale). Atua na área da Educação (Tecnologia Educacional) com foco em pesquisa, desenvolvimento e formação. Como gestora acadêmica, coordenou o curso de Licenciatura em Computação (2003/2008) e foi coordenadora substituta do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). Membro da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o ano de 2017. Representante da linha de Linguagens e Tecnologias na comissão do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Digital por duas gestões (2016-2018 e 2019-2021).


Bernard Schneuwly

Formado em Psicologia Genética e Ciências da Educação, é professor de Didática de Línguas e antigo diretor do Instituto Universitário de Formação de Professores da Universidade de Genebra. Participa dos comités editoriais de diversos periódicos cientpificos, e co-dirige a Collection Exploration da Editora Peter Lang. É pesquisador da EHRISE – Équipe de Recherche en Histoire Sociale de l’Éducation, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Genebra.


Sílvia Parrat-Dayan

Pesquisadora e assistente científica nos Arquivos Jean Paiget, Universidade de Genebra, na Suíça. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Bolsista da Confederação Helvética na Universidade de Genebra por três anos, sob a direção de Jean Piaget. PhD em Psicologia Genética e Experimental sob a direção de Jacques Vonèche. Colaboradora do Centro Internacional de Epistemologia Genética por muitos anos. Professora na Universidade de Nancy, na França, professora visitante nas Universidades de São Paulo e Federal de Minas Gerais, no Brasil. Professora na Universidade de Lausanne. Pesquisa o desenvolvimento cognitivo e os conceitos propostos por Jean Piaget (egocentrismo, autonomia, cooperação, criatividade e métodos de pesquisa com crianças). Na França, publicou o livro Maternage: du premier cris aux premiers pas (Odile Jacob, 2008), e no Brasil Como enfrentar a indisciplina na escola (Campinas, Editora Contexto, 2008). Colaborou em diversos volumes da Coleção Helena Antipoff, editada pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. 


Ana Paula da Silva Freitas

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atua como docente da Educação Básica desde 2015, ministrando a disciplina de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Em 2023, começou a atuar em um projeto de Educação Ambiental com os anos iniciais do Ensino Fundamental (Projeto Granjinha), na mesma instituição onde trabalha, no município de Ibirité (MG).


Henrique de Oliveira Soares

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Ibirité. Especialista em educação digital vinculada à área de conhecimento de Tecnologia da Informação – Software. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Professor de educação básica com 14 anos de experiência, atualmente, ocupa cargo efetivo na Fundação Helena Antipoff – FHA.


Dayana Colen

Graduada em Pedagogia e Sociologia, especialista em Educação Especial Inclusiva, ATUA na coordenação da Educação Especial Inclusiva na Escola Sandoval Soares de Azevedo/Fundação Helena Antipoff – FHA, desde 2020.


Renata de Souza França

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Especialista em Gestão Estratégica de Processos de Negócios pela PUC – Minas, Gestão de Projetos e Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em atividades organizacionais, de negócio e inovação. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Bacharelado e Licenciatura. Participa ativa como pesquisadora nas áreas de Inovação, Tecnologia, Gestão Conhecimento e Educação.


Carolina Marini

Designer e coordenadora do Fab Lab na Fundação Torino – Escola Ítalo-Brasileira. Também faço parte como fundadora do Instituto Fab Lab Brasil e ex-coordenadora da Rede Brasileira de Fab Labs. Em 2022, integrei ao Fab City Collective – um grupo internacional de influenciadores locais, demonstrando meu compromisso com iniciativas sustentáveis. Com experiência em design estratégico e aplicação da cultura maker para o futuro da educação, sou pioneira na divulgação do conceito de Fab City no Brasil. Meu trabalho foca em promover e engajar comunidades no desenvolvimento de ações através de uma abordagem inovadora e eco-consciente nas áreas urbanas, transformando espaços em lugares mais sustentáveis e inclusivos.


Jéssica de Sousa Moreira

Mestre em Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Licenciada em Artes Visuais, pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Atua como professora na Educação Básica há 10 anos, perpassando por todos seus segmentos. Pesquisa nas áreas de Narrativas de si e Processos de criação artística. Tem experiência com projetos, educação não-formal e produção artística. É artista, bordadeira, mãe, inventora de moda e brincante.


Amauri Libério de Lima

Mestre em física dos materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, pós-graduado em matemática e estatística pela Universidade Federal de Lavras e graduado em matemática. Realizou cursos de formação complementar nas áreas de informática, operação e manutenção de máquinas para o ambiente maker. Tem 25 anos de experiência como professor de matemática no ensino médio e técnico. Atualmente trabalha como professor de matemática no Fab Lab FHA da Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG. 


Renata Rocha Menezes

Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade de Itaúna de Minas Gerais. Pós Graduada em: Projeto de Vida e Cidadania pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e em: Desenvolvimento de Projeto de Vida pela PUC/MINAS. Desde de 2007 atua como professora na Escola Sandoval Soares de Azevedo da Fundação Helena Antipoff (ESSA/FHA) em Ibirité/MG. Atualmente é Professora Coordenadora Geral do Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizante (EMTI), na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo da Fundação Helena Antipoff (ETSSA/FHA) em Ibirité/MG.


Carla Salomé Margarida de Souza

Pedagoga. Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania; em Educação Especial e Inclusiva; em Neuropsicopedagogia; em Libras e em Autismo com base no modelo de ensino estruturado. Mestra em Educação e Linguagem (UEG). Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE/UFMG). É professora efetiva do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – UEG/UnU-Inhumas, e também da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI – UEG/CNPq). Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Já atuou em todos os níveis de ensino, sobretudo na modalidade de Educação Especial Inclusiva.